quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais um concurso

Fiz o concurso para São Gonçalo, nível médio e superior. Infelizmente não tive tempo para estudar e apresentar os títulos. Para minha felicidade passei em 24º - classificada dentro do número de vagas, para o cargo de Meio Ambiente - nível médio.

Parabéns a todos os aprovados e classificados.

Um abraço

Simone Goulart

Análise preliminar do capítulo: Aspectos Legais do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV do Porto Maravilha | Sou Rio - Revista dos voluntáRIOs

Análise preliminar do capítulo: Aspectos Legais do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV do Porto Maravilha | Sou Rio - Revista dos voluntáRIOs


Introdução
O Porto Maravilha é um projeto urbanístico da Área Portuária da Cidade do Rio de Janeiro. Esta é uma análise preliminar do capítulo que aborda os aspectos legais, parte integrante do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV realizado pela Operação Urbana Consorciada – OUC da região do Porto do Rio de Janeiro, na Área de Especial Interesse Urbanístico – AEIU ali criada.
O EIV é uma ferramenta que tem previsão legal no artigo 36 da lei federal 10.257/01 para a obtenção de licenças ou autorizações de construções, ampliações e funcionamento a cargo do poder público municipal. A Operação Urbana Consorciada Operação Urbana Consorciada – OUC da região do Porto do Rio de Janeiro, na Área de Especial Interesse Urbanístico – AEIU é a responsável pelo EIV aqui analisado.

Conforme previsto em lei federal e municipal o EIV deve ter caráter público, e está disponível no sítio do Projeto Porto Maravilha, para que os interessados façam a leitura, possam analisar, entender e solicitar esclarecimentos sobre o empreendimento.
Apresentação do Problema
A análise realizada demonstrou a existência de incongruências relacionadas à redação do texto, com erros nas citações de leis, algumas revogadas, ou a não citação de outras importantes que levariam à existência de um novo estudo mais aprofundado, o Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA.
Outra questão é a não previsão legal no Município do Rio de Janeiro do instrumento EIV. Antes de qualquer empreendimento se utilizar deste instrumento legal no município, é necessário o atendimento ao princípio da legalidade, regulamentando a lei federal em cada município para que venha a ser exigida.
Por fim, foi verificado que os profissionais que realizaram o EIV não apresentaram registros profissionais, Anotação de Responsabilidade Técnica e Cadastro Técnico Federal como consultores ambientais.
...



Confiram na revista Sou Rio o artigo completo. Vale a pena conhecer e se interessar pela nossa área portuária. É direito e dever nosso.


Faça sua parte


Simone Goulart
Um abraço

sexta-feira, 25 de março de 2011

Rio sem dengue

O Rio sem Dengue é uma ferramenta de voz do cidadão. É um site que você faz uso e ajuda a compor o quadro informativo da dengue no Rio.

http://www.riosemdengue.com.br/

Vamos nos unir na luta contra o mosquito transmissor da dengue.

Um abraço

Simone Goulart

quarta-feira, 23 de março de 2011

Programa ÓleoPonto

Iniciaremos no domingo dia 27 de março de 2011 o Programa ÓleoPonto - Programa de Coleta de Óleo de Cozinha.


O início será no Mutirão Ambiental da ONG Verdejar, em uma de suas oficinas. Após, partiremos para as escolas que poderão agendar uma palestra onde serão explicados aos alunos e professores a importância ambiental da coleta do óleo. 




Temos a parceria de uma empresa que fará a compra do litro a R$ 0,50, sendo pagos em dinheiro.


O meio ambiente e a sociedade agradecem.


Um abraço


Simone Goulart

domingo, 13 de março de 2011

Revitalização da Praça da Vila Santa Luzia

Fim de semana de mobilização na Vila Santa Luzia, em Inhaúma.

Neste fim de semana fiz a implantação das ferragens para a quadra poliesportiva na vila. Comprei os ferros e quando estávamos soldando na quadra tivemos a grata surpresa da mobilização popular. Os vizinhos entraram com a importante mão-de-obra para limparmos a praça.

Retiramos mato, folhas secas e lixo. Mais de 15 sacos de 100 litros de lixo.

Ainda neste mês a COMLURB atenderá ao meu pedido de revitalização da praça que incluirá os brinquedos, o piso, podas das árvores e alambrado. Nossa querida e valiosa praça enfim será restaurada. Em breve, eu mesma implantarei também o basquete.

Partiremos do futebol para outros esportes olímpicos. Nesta época em que o esporte está em alta temos que incentivar a prática de esportes, a vida ao ar livre, o cuidado com o meio ambiente e o fim do sedentarismo.

Nossas crianças tiveram uma aula prática de educação ambiental com o exemplo dos próprios pais.

Parabéns a todos que ajudaram, incentivaram e apoiaram.

Nosso trabalho ainda vai continuar ...

Confira as fotos:


Estava assim...













Começamos a fazer a revitalização ...
















Temos os primeiros resultados...







Ufa ... Cansamos mas estamos felizes. Agradeço mais uma vez a todos...

Um abraço.
Simone Goulart


sexta-feira, 11 de março de 2011

Google Body

Esta é mais uma postagem de utilidade.

Um amigo do EcoFórum me apresentou esta ferramenta valiosíssima para conhecermos o corpo humano, para darmos aulas e até pode cair em concursos públicos também. Funciona apenas no Google Chrome.





Confira e aproveite. Clique aqui.

Um abraço

Simone Goulart

terça-feira, 8 de março de 2011

A História das Coisas

Este é o original. O primeiro da série.

Já vi umas 50 vezes, com os meus alunos é claro. Excelente vídeo para sensibilização ambiental.


A História dos Eletrônicos

Segue mais um vídeo da Série a História... Só para nos fazer pensar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Preparatório para Concursos de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

Atendendo aos vários pedidos de alunos e amigos para montar meu preparatório para esses concursos, fiz uma parceria com o IPS - ABACO, no Centro do Rio.

Os concurseiros de plantão e aqueles que ainda irão se tornar podem procurar o curso e segurar sua vaga pois elas serão limitadas.

Certamente também serão "viciados" como eu. E também conquistarão a tão almejada vaga.

Estou aguardando vocês.

Simone Goulart


quinta-feira, 3 de março de 2011

Construção de creche da Prefeitura põe em risco crianças

Essa reclamação para mim foi a gota de água que faltava para transbordar.
Está sendo construída uma creche da Prefeitura em uma Vila particular em um lugar que já foi uma praça, no bairro de Inhaúma - Vila Santa Luzia. Acontece que para levar cimento até a obra o motorista entra na Vila e na hora de ir embora, simplesmente dá ré por mais de 300 metros em uma rua que sempre tem crianças brincando pois ali tem outra praça. A Vila é repleta de crianças.
Parei meu carro, falei com o motorista para manobrar e sair de frente, fui mal respondida e não atendida. Tirei meu carro e fui até a obra. Um funcionário da empresa Tensor perguntou o que houve, expliquei e ele disse que eu estava errada em me preocupar com as crianças e que quando atropelasse, aí sim eu poderia reclamar com o fato já consumado.
Ora aprendi que o certo é certo mesmo que ninguém o faça e o errado é errado mesmo que todos o façam. Dar ré sem que seja para manobra: ERRADO. Colocar em risco a vida de crianças: ERRADO.

A Prefeitura tem que tomar providências. Fiz denúncia à Ouvidoria do Rio e a Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Zona Norte e a própria empresa Tensor.