sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Poda realizada e árvore cortada.

Inhaúma finalmente recebeu o serviço de poda da COMLURB. Mas não sei se acertaram na árvore.

Algumas árvores da Rua Engenho da Rainha sempre são podadas todos os anos. Já outras árvores estão quase tombando pois estão podres com cupins ou arrebentando a fiação e sequer são vistas. A COMLURB necessita com urgência melhorar este serviço pois deixa a desejar em muitos pontos da cidade.



Veja a ação: Note a árvore atrás dos Garis. Ela está ali. Não há fiação elétrica neste lado da rua. Ela não está podre. Ela parece que será apenas podada. Repare o muro.




Agora veja onde está a árvore. Repare como a madeira está intacta. E o muro.







INACREDITÁVEL.

Enquanto isso...






É. Vamos esperar o serviço de poda.

Em tempo: Pela manhã fui até a equipe de poda que ainda permanece trabalhando na rua em questão. Nosso pedido de poda e  remoção acontecerá na próxima semana.

Simone Goulart


Mais ações de melhorias em Inhaúma

A matéria que postei no dia 09 de agosto mostrou um início de uma ação da Prefeitura do Rio em fazer o replantio de árvores no que restou do paisagismo realizado na área em 2010, na Estrada Adhemar Bebiano.

Postei essas fotografias e para minha surpresa a empresa que realizaria o trabalho fechou todos os buracos das árvores retiradas e foi embora. Ainda retirou as 18 palmeiras restantes e o local ficou vazio. Apenas grama e asfalto.









Liguei para o telefone 1746 da Prefeitura e tentei fazer uma denúncia junto a Ouvidoria. Não consegui. Fui informada que ligasse diretamente para a SMAC - Secretaria de Meio Ambiente.
Liguei e registrei minha insatisfação. Retirar árvore também é crime ambiental! Fiquei de receber um retorno ainda no dia 22 de agosto. Não recebi na 2ª e 3ª. Entretanto dia 25 tive a grata surpresa que  a metade do trecho já estava com as palmeiras.

Vejam as fotos:







Obrigada a SMAC pelo pronto atendimento. Isto mostra que temos que estar atentos aos serviços prestados a Sociedade.

Um abraço
Simone Goulart

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Creche reformada pela Rede Record no Complexo do Alemão

Neste sábado, dia 20 de agosto, tive a constatação de algo que falei sobre a creche que seria construída em Inhaúma.

O programa Extreme Makeover Social, da Rede Record, irá reformar uma escola na Fazendinha, no Complexo do Alemão. No local funcionava a Escola Municipal Henrique Foreis. Agora será reformada e transformada em creche, digo EDI- Espaço de Desenvolvimento Infantil.

Confira o vídeo.

No dia 03 de agosto, na inauguração da escola em Inhaúma, perguntei a Administradora Pública, Cláudia Costin, que é a Secretária de Educação do Município do Rio, o por quê de mudar a nossa creche, tão necessária e esperada em Inhaúma, para mais uma escola pública, uma vez que já tínhamos 11 escolas e nenhuma creche a não ser uma que fica dentro de uma comunidade não pacificada e quase no limite do outro bairro. Ela disse que eu estava errada e que seria uma escola desde o início da obra. Não admitiu que mudou o projeto.

Chato é saber que a mudança foi uma conveniência para muitos. Não vou aqui entrar em detalhes. Mas apesar disso, reforço que os olhares e o marketing estão voltados para o Complexo do Alemão, não sei até quando. Apesar de saber da importância de se trabalhar a área, é fundamental não deixar esquecido o seu entorno. Muitos bairros importantes estão se perdendo com a falta de manutenção e investimentos públicos.

O que precisamos em nosso município é um planejamento adequado. E trabalhar para implantar o que foi planejado, de acordo com as demandas sociais, para promover o bem-comum. É preciso seriedade, comprometimento e responsabilidade. Ano que vem poderemos mudar muito do que está aí. Cabe a cada um de nós repensar se ainda quer o continuísmo ou uma mudança. Reflita!

Um abraço
Simone Goulart

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Petrobras Distribuidora abriu dia 16/08 inscrições para Programa de Estágio


As inscrições para a nova edição do Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora foram abertas nesta terça-feira (16 de agosto) e vão até 17 de outubro de 2011, com oportunidades para estudantes de níveis superior e médio profissionalizante, em diversas localidades do país.
Os estudantes devem estar cursando os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.
Os candidatos que se cadastraram anteriormente no programa não precisam renovar a inscrição.
O objetivo do Programa de Estágio BR é proporcionar aos estudantes uma bem sucedida experiência de aprendizagem profissional. Além de capacitação técnica, a prática durante o estágio possibilita o desenvolvimento sociocultural e das relações de trabalho, fundamental para a atuação dos futuros profissionais.
Todas as informações sobre o Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, incluindo a lista de cursos, horários, duração, requisitos, processo seletivo e benefícios, estão disponíveis no site www.br.com.br (em A Companhia/Recursos Humanos). Os interessados também poderão entrar em contato pelo SAC 0800-789001. 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Árvore com risco de queda

Amendoeira com cerca de 40 anos, tem mais de 12 metros de altura está com risco de tombar.
O tronco está oco, infestado de cupins de solo, e apresenta pequenas rachaduras. Vários moradores já ligaram para diferentes números da Prefeitura, o antigo 2204-9999, o novo 1746. Sempre somos informados de que virá um Engenheiro fazer a análise, mas há mais de 2 anos nem a poda é feita.

É preciso agir, antes que a árvore tombe sobre a praça e atinja pessoas.


























Sabemos o quanto é importante termos áreas verdes e preservadas. Apesar disso temos que proteger a vida humana de possíveis acidentes. Pedimos a retirada desta árvore, em seu lugar iremos plantar outra.

Um abraço
Simone Goulart

Resultados

O dia 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, foi marcado em Inhaúma por uma ação de conscientização e participação dos problemas do bairro de Inhaúma. Para realizar o evento fiz um Caderno com levantamentos dos problemas do bairro e necessidades de melhorias. Elencamos mais de 30 problemas diferentes e a população tomou conhecimento e propôs outros problemas que foram registrados.

Levei o Caderno para a Vereadora Sônia Rabello, a mídia e também fiz solicitações por meio do próprio caderno.

Os resultados começaram a chegar. Vejam nas fotos:

Dia 5 de Junho. Dia da Participação.


Risco de queda de rebocos sobre a Linha Amarela.


Viaduto sendo restaurado.

Falta de poda.

Falta de poda

Falta de poda.

Falta de poda.

Poda sendo realizada pela Light.

Poda 

Poda

Tampa de visita de águas pluviais aberta.

Tampa reposta e galeria desobstruída.
Paisagismo denunciado no Caderno. Maior parte das palmeiras está morta.



Reinício do paisagismo
Preparação para nova plantação.

Preparação.




Ralo desobstruído.

Estes são apenas alguns resultados de solicitações de melhorias. Já pedimos muito mais. Algumas soluções simples não foram aqui elencadas. Outras ainda estão por vir.

Um abraço
Simone Goulart