quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Seria falta de planejamento na Administração Pública? ... Continuação

A última postagem questionei a falta de planejamento da Administração Pública Municipal do Rio de Janeiro.

Tive a oportunidade de falar diretamente com a Secretária de Educação Claudia Costin. Questionei o porquê de ter sido mudado o projeto original de ser uma creche municipal. Ela disse que não houve mudanças. E sim que nós, moradores dali da região não sabíamos ler a placa.

Acontece que há relatos de pessoas que conheceram o projeto original e chegaram a ver a planta com os berçários. Era uma creche sim!

Perguntei-lhe se não houve uma análise do censo antes de decidir o que implantar no bairro. Temos como números cerca de 45.000 moradores em Inhaúma, 11 escolas de nível fundamental, uma escola noturna de nível médio e uma creche em uma comunidade mais próxima a Pilares do que Inhaúma. Ela perguntou-me se era demógrafa. Disse obviamente que não mas sei fazer análise necessária. Ela disse que contratou demógrafos para fazer estas análises. É claro que disse que eles trabalharam errado.

A escola servirá aos alunos da Escola Henrique Foreis, que está sendo completamente reformada pelo Projeto Ressoar da Rede Record e não pela Prefeitura como aparece no site da Prefeitura. Os dois loteamentos que cederam espaço para implantação da creche, digo escola, não tinham reserva de vaga para as crianças. Questionei a situação e recebi a garantia que se quisesse colocar meu filho na escola teria a vaga.

Retirei dela também a informação de que a EDI que ficaria a 100 metros dali, no Complexo do Alemão ficaria pronta em 40 dias. Correção dos dados a EDI fica a 1000 metros. Ela errou. A Edi está sendo reformada pelo Instituto Ressoar e não pela Prefeitura. Não ficará pronta em 40 dias. A outra EDI, na rua Relicário, ainda está bem longe de ficar pronta. A previsão é novembro, ou seja, no mínimo 90 dias. Mais uma correção EDI - Espaço de Desenvolvimento Infantil não é Creche. Quando o Prefeito sair será uma construção abandonada pela Organização Social que faz a gestão das EDI e Clínicas da Família.

Por fim, disse que nós população queremos participar das discussões, propostas e melhorias para o nosso bairro. Disse que se não questionamos antes é porque todos acreditávamos que seria uma creche pública na região. Disse também que as EDI que serão implantadas no Alemão atenderá uma parte da demanda de lá. E que o governo municipal acertaria mais se ouvisse as necessidades da população local. Não somos contra a escola, mas que precisávamos sim de uma creche. Mas ela não queria mais me ouvir. Virou as costas e foi embora.

Quem quiser ouvir todos os detalhes depois é só me perguntar. Há muito mais problemas, mas somente são mostradas coisas boas pela Prefeitura. Veja no site mas não acredite em tudo. Investigue.

Não se cale diante das possibilidades, para não ouvir que não adianta chorar pelo leite derramado e para não perguntarem se querem que derrubem o prédio. Questione se o que estão querendo construir é de fato o que vocês querem. Participe. Isso é democracia participativa.

Um abraço
Simone Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem. Ela é muito importante para mim.